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18 Set 2017

Search Engine Optimization: Que importância tem o SEO?

Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimização para motores de busca, é definido como um conjunto de métodos que ajudam a otimizar as páginas web. Deste modo, é possível melhorar o posicionamento orgânico do website ou blog nos motores de pesquisa, como o Google. Através desta otimização, a visibilidade do website é melhorada e, consequentemente, o tráfego orgânico da página é aumentada.

E de que forma o SEO pode ser uma mais-valia para um website?

Hoje em dia, a maioria dos utilizadores pesquisa serviços e produtos nos motores de busca. Estudos recentes da Google Portugal afirmam que 92% dos portugueses usam os motores de busca para procurar e tomar decisões de compra de produtos ou serviços. 50% dos utilizadores da internet compra online após pesquisa na web e 88% pesquisa online e compra offline.

Uma página web ao estar bem posicionada num motor de busca resulta em mais visitas e mais visibilidade e, por conseguinte, mais clientes, leads e conversões. Isto deve-se à rapidez que as pessoas querem ver uma solução. Os utilizadores dão mais importância à primeira página dos motores de busca, uma vez que menos de 10% avançam para a segunda página. Os três primeiros resultados orgânicos são os mais importantes, já que em conjunto totalizam 61% dos cliques. E o primeiro resultado orgânico consegue obter 33% de cliques, mais do que qualquer outra posição.

Além disso, os cliques são gratuitos, ou seja, os resultados naturais ou orgânicos não são pagos. E uma curiosidade é que este tipo de resultado orgânico recebe 90% dos cliques, bastante mais, quando comparado com os 10% dos anúncios pagos nos mesmos motores de busca.

Quais são as principais técnicas de SEO para otimizar um website?

Um SEO mal estruturado pode ter maus resultados e um SEO inexistente pode ser prejudicial, uma vez que representa perdas de oportunidades de negócio. Para que uma página web obtenha um bom posicionamento tem de obedecer a várias regras. Em seguida, são referidas algumas:

  • Título das páginas (title tag): O título é um dos fatores mais importantes em SEO, uma vez que é a primeira impressão do leitor de determinada página. É importante que seja um título cativante que resuma o assunto do conteúdo e que contenha a palavra-chave.
  • URLs: Tornar o URL amigável, usando a palavra-chave, um hífen a separar palavras, evitar números e ser curta.
  • Imagens: Os motores de busca não são capazes de analisar as imagens, por isso é necessário usar o atributo alt, ou seja, mostrar-lhes do que se trata a imagem, usando texto descritivo.
  • Conteúdo: Como é o centro da estratégia, o conteúdo tem de ter bastante qualidade e responder a todas as dúvidas dos leitores.
  • Design Responsivo: Importante ter um design responsivo, uma vez que os motores de pesquisa dão prioridade aos websites mobile friendly.
  • Tempo de carregamento: Os leitores não gostam de esperar que uma página carregue durante mais de 4 segundos, por isso este tempo deve ser o mínimo possível.

Resumindo, o SEO é uma estratégia online bastante importante nos dias de hoje para quem quer crescer no digital, apesar de ser várias vezes descartada. Este tema será abordado no Workshop sobre Search Engine Optimization da Academia APAN, que pretende explicar que o SEO já não é apenas o estudo de Keywords ou a formatação de texto, apesar destes elementos ainda serem essenciais.

Por isso, este workshop a cargo do formador Daniel Pereira – Google Regional Trainer, Director Executivo da MindSEO, e Docente Universitário nas áreas de SEO e Web Analytics – foi desenhado para quem pretende alargar os seus conhecimentos em SEO e melhorar de imediato os seus resultados e eficiência operacional. São abordados temas e tendências do Webdesign, User-interaction e o conceito de SEO como a análise de um ecossistema, ou seja, romper com as limitações da análise on-page, das keywords, meta titles, etc. Para isso é efetuada a validação do website como parte integrante de um ecossistema digital, as respetivas cadeias de Link-Juice entre os diferentes elementos, e a implicação da arquitetura de informação, do User-Experience e outras questões relacionadas.

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